DESCRIÇÃO

O curso intensivo de MBA em Gestão Escolar, nível de especialização, foi instituído com o propósito de propiciar uma visão estratégica para a educação pública. A criação e constante renovação do curso tem como motivação original os enormes desafios que se apresentam à gestão pública contemporânea, requerendo respostas adequadas a sua complexidade e às incertezas advindas da velocidade de mudanças na sociedade e no contexto educacional. Considera-se a sustentabilidade da educação pública, de modo que esta potencialize o aprendizado dos alunos.

CATEGORIA

Curso

EMPRESA OFERTANTE

FGV In Company

OBJETIVO DO CURSO

Oferecer aos servidores dos municípios uma formação específica, entrelaçando conhecimentos teóricos, marco legal, ferramentas de gestão e práticas cotidianas, de modo que os participantes obtenham subsídios para debater e atuar no cenário educacional com foco na gestão voltada para a aprendizagem.

PÚBLICO ALVO

  • Recomendado para profissionais que possuam diploma de nível superior (formação plena), que exerçam ou pretendam exercer funções de gestão na educação pública, nos diferentes poderes da República e nos vários níveis de governo da Federação. Pré-requisitos: Graduação completa

CARGA HORÁRIA

432 h/a

INÍCIO:

07/08

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS:

Este curso, realizado na modalidade EAD, é ideal para quem deseja flexibilidade de tempo e local de estudo. O curso possui apostila ou e-book, videoaulas, exercícios comentados, podcasts, indicações de sites, textos e vídeos complementares. Você terá o acompanhamento pedagógico da tutoria a distância, que o(a) orientará de modo a esclarecer dúvidas e as atividades propostas. Durante o curso, haverá quatro encontros ao vivo com o tutor (com, aproximadamente, 60 minutos cada), por disciplina, ocorrendo às 4ª – das 19h às 20h.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • 1. Abertura do programa (1h/a)
  • 2. Contexto da Educação Básica e Desafios Contemporâneos (36h/a)
  • 3. Marco Legal da Educação (36h/a)
  • 4. BNCC e o Currículo no Contexto Escolar (36h/a)
  • 5. Política e Gestão Educacional: Recursos Humanos e Liderança (36h/a)
  • 6. Diversidade no Contexto Escolar (36h/a)
  • 7. Tecnologias Educacionais na Educação Básica (36h/a)
  • 8. Workshop I - Competências do diretor escolar: Gestão administrativo-financeira (8h/a)
  • 9. Estatísticas educacionais, avaliação da educação básica e posicionamento do Brasil no cenário internacional (36h/a)
  • 10. Cenários e Desafios da Gestão da Educação Infantil (36h/a)
  • 11. Gestão do Cotidiano Escolar (36h/a)
  • 12. Planejamento Estratégico da Escola (36h/a)
  • 13. Workshop II - Competências do diretor escolar: Gestão pessoal e relacional (8h/a)
  • 14. PINE - Projeto de Impacto na Educação (24h/a)
  • 15. Orientação - Projeto Aplicado (24h/a)

MODALIDADE

EAD

INSTRUTOR

José Henrique Paim

Coordenador Acadêmico

Professor da FGV/EBAPE, Diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV e Consultor em Educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Trabalhou durante onze anos (2004 a 2014) no Ministério da Educação, onde ocupou as funções de Ministro de Estado, Secretário Executivo e Presidente do FNDE. Foi Diretor da Área Social do BNDES (2015 a 2016). Economista formado pela UNISINOS-RS, cursou Mestrado em Economia pela UFRGS e possui o Título de Doutor Notório Saber em Educação pela UFRGS1. Ao longo de sua trajetória pública, especialmente no Ministério da Educação, recebeu várias homenagens e condecorações em reconhecimento ao seu trabalho. No Estado do Rio Grande do Sul ocupou várias funções públicas e técnicas, sendo Secretário Municipal em Porto Alegre na área de Captação de Recursos e Cooperação Internacional e Secretário de Estado de Coordenação e Planejamento. Além disso, foi funcionário do Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul – BADESUL.

EMENTA DO CURSO

Trata do período que vai desde o monopólio jesuítico e da presença da Família Real no Brasil, passando pela educação no Império e na República, pela era Vargas e pelo período militar, até chegar à Constituição de 1988. Em seguida, examina as políticas educacionais pós-Constituição, considerando os avanços, as pendências e as perspectivas do Plano Nacional de Educação. Discutir as implicações da omissão e da exclusão no panorama atual da educação nacional e os desafios que se colocam hoje aos gestores das diversas instâncias.

Aborda o conceito de educação como direito social, tanto pela perspectiva histórica quanto pela perspectiva técnica do Direito. Transmitir o mínimo de fluência jurídica indispensável para que os gestores escolares se sintam aptos a compatibilizar normativos federais com a legislação local que rege a sua rede escolar, melhorando assim o seu desempenho profissional.

O curso BNCC e o Currículo no Contexto Escolar apresenta, de forma atualizada, as diferentes definições de currículo e discute o processo de construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil, destacando as etapas e os desafios da sua implementação no País.

Recursos Humanos e Liderança: Trata da gestão de pessoas nas escolas, estabelecendo uma relação entre a gestão estratégica de recursos humanos e a gestão democrática escolar. Apresentar um tema central e relevante para todas as organizações, sejam elas públicas ou privadas, de grande ou pequeno porte, nacionais ou transnacionais.

O curso Diversidade no Contexto Escolar apresenta uma variedade de conceitos e noções relacionados às diferentes formas de diversidade, permitindo conhecer igualmente a relação desses conceitos com termos muito utilizados no campo semântico das alteridades identitárias e com referenciais teóricos do reconhecimento de direitos e de redistribuição de recursos. O curso também aborda casos específicos de diversidade, analisando as implicações e os desafios dessas dinâmicas sociais no contexto escolar.

A tecnologia e os avanços tecnológicos (noção de tecnologia; de que servem as ferramentas informacionais; do uso das ferramentas e da essencialidade das decisões; racionalidades e opções). A gestão escolar estratégica (a identidade escolar e as construções coletivas; o PPP como documento estratégico e norteador da ação escolar; as dimensões da gestão; por um modelo de gestão escolar). Inovação e participação (a noção da inovação na gestão escolar; os fundamentos da participação; os processos decisórios compartilhados; as tecnologias de gestão educacional: perspectivas inovadoras e criativas). Avaliação e cultura institucional (institucionalizando processos, saberes e encaminhamentos; regulação e autorregulação; a avaliação institucional e as possibilidades de utilização). As ferramentas que organizam, sistematizam e impulsionam as tecnologias educacionais (ferramentas e potencialidades).

Dados educacionais, avaliações e indicadores nacionais, estaduais, municipais e de escolas. Análises e interpretações dos resultados educacionais e seu reflexo nas redes e nas escolas. Posicionamento da educação brasileira no cenário internacional.

Evolução dos dados e indicadores da Educação Infantil – Creche e Pré-Escola e metas do PNE. Diretrizes Curriculares Nacionais. Práticas pedagógicas. Formação de professores. Implantação da Base Nacional Comum Curricular e direitos de aprendizagem. Importância da Educação Infantil para a aprendizagem nas demais etapas da educação básica

O alinhamento entre o currículo e a prática educativa. Como elaborar reuniões pedagógicas com discentes e docentes. A questão da representatividade discente. Elementos de gestão de pessoas para o reconhecimento da autoridade docente. Questões sobre identidade e direitos humanos no cotidiano escolar.

O projeto político-pedagógico e seu desdobramento em planos de ação. A construção democrática do planejamento da escola. Análise do contexto externo da escola e seu impacto no desenvolvimento da comunidade e sociedade local. Públicos interessados (stakeholders) e o grau de atendimento das suas expectativas. Missão, visão, valores. Análise dos recursos e das capacidades internas da unidade escolar. A análise SWOT. Formulação dos macro-objetivos de longo prazo. Definição dos programas e diretrizes estruturantes.

Metodologias participativas; fases do PINE; construção do marco lógico; instrumentos de coleta de dados; roteiro do PIN
Quero falar com um consultor