Empreendedores de Goiás e Rio Grande do Sul que quiserem um impulso para alavancar seus projetos têm a chance de receber mentoria qualificada e de graça. O InovAtiva, Hub de inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), está com inscrições abertas para dois programas gratuitos de aceleração de startups: ElevaStart, até 3 de setembro, e AceleraGO, até 6 de setembro.
Com o objetivo de desenvolver os ecossistemas locais de inovação empreendedora, cada programa vai selecionar 25 projetos que estão na fase inicial de desenvolvimento, para participar de 14 semanas de capacitação empreendedora. As iniciativas devem propor inovação de produtos, processos ou serviços de qualquer área de atuação. Para participar, o representante do projeto deve ser morador do estado do programa.
Para o diretor de transformação digital, inovação e novos negócios do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Serviços (MDIC), Luiz Gondin, os programas Powered by InovAtiva têm potencial de promover do desenvolvimento socioeconômico local. “Os ecossistemas de empreendedorismo inovador são a chave para transformar conhecimento e habilidades em produtos e serviços viáveis no mercado, valorizando o desenvolvimento local”.
O ElevaStart, de Santa Maria (RS) e região, será executado pela Pulsar Incubadora Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O programa será realizado entre 21 de setembro e 15 de dezembro. Já o AceleraGO, de Goiás, será executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás entre 5 de outubro a 11 de dezembro.
Powered by InovAtiva
Os programas Powered by InovAtiva oferecem o ciclo completo para aceleração de negócios com foco regional. Isso envolve o treinamento sobre metodologias e ferramentas que tratam sobre empreendedorismo, inovação e outros temas relevantes para o desenvolvimento do seu negócio.
Para trabalhar impulsionar os projetos, os participantes recebem mentorias de executivos e empreendedores qualificados, em sessões exclusivas. Além disso, os empreendedores têm a oportunidade de apresentar seus projetos a potenciais investidores, parceiros e clientes, se aproximando dos atores do ecossistema de inovação local.
A primeira cidade a receber uma edição do Powered by InovAtiva foi Campina Grande (PB), com o programa Impulse, que concluiu a aceleração 15 projetos em 2022, em uma primeira turma, e na edição de 2023, já em curso, serão 25 projetos acelerados até o dia 22 de setembro.
Sobre o InovAtiva
O InovAtiva é uma política pública que promove um conjunto de iniciativas de apoio ao desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo inovador no Brasil. Realizado pelo MDIC e Sebrae, ele tem execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), em coexecução em rede com Impact Hub Brasil e Associação Brasileira de Startups (Abstartups).
Desde a criação do InovAtiva, em 2013, já foram aceleradas mais de 3.500 startups de todo o país, pelos programas InovAtiva Brasil e InovAtiva de Impacto Socioambiental nos mais variados tipos de negócios. Dessas, mais de 1.600 foram conectadas a investidores.